Iniciado no governo passado, a Política Industrial segue em processo de construção, agora pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). O plano é desenvolver a Nova Política Industrial a partir de missões definidas por Uallace Moreira, responsável pela Secretaria de Desenvolvimento Industrial do MDIC, como macrodesafios que devem ser enfrentados pela futura política industrial, e tem como objetivo a geração de renda e emprego.
Os macrodesafios tem como pilares assuntos que já vem sendo discutidos nos últimos anos e são pautas comuns no setor industrial, como aplicação de biotecnologia, nacionalização de insumos e redução da dependência em máquinas, fertilizantes e implementos agrícolas; autonomia em tecnologias em prol da produção nacional de vacinas, medicamentos e equipamentos médicos; cobertura 5g na integração produtiva com países vizinhos e destravamento de obras; desenvolvimento empresarial com tecnologias emergentes; descarbonização industrial, transição energética e bioeconomia, visando as normas ESG; investimento à produção doméstica de veículos e peças, desenvolvimento de softwares e sustentabilidade ambiental; e domínio de tecnologias para soberania e defesa nacionais.
Essas missões serão alvos de estudos específicos e devem ser apresentadas e discutidas no Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), que foi recriado em abril. O CNDI é formado por 20 ministérios e 21 representantes, comandados pela presidência do MDIC. A primeira reunião acontecerá em Junho.
Comments